Curta Nossa Página do Facebook!


  • 39

    Os Melhores filmes dos anos 90

    Sr. Trollface 03 setembro 2011
    Edward - Mãos de Tesoura (1990)
    Edward é um jovem que foi criado por um inventor maluco, e que como peculiaridade possuiu tesouras no lugar das mãos. Antes de morrer, o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse colocá-las em Edward, ele vem a falecer. Após o falecimento de seu "pai", Edward fica sozinho onde eles viviam, uma mansão enorme e bastante envelhecida. Um certo dia, uma vendedora de cosméticos bate à porta de Edward e encontra-o lá, completamente só. Ela então resolve levá-lo para casa, onde Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança. Mas, pouco a pouco vai-se tornado popular devido aos talentos que tem.E se apaixona perdidamente por Kim, filha da vendedora de cosméticos que também aos poucos começa a gostar dele. No entanto, há pessoas determinadas a afugentá-lo de novo para a sua mansão.

    Arquivo X (1998)
    Os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes do FBI e da divisão de investigação de casos paranormais, o Arquivo X, vão até Dallas, Texas, para investigar um suposto atentado terrorista num prédio federal. Quando descobrem que o atentado foi na verdade provocado pelo governo, para encobrir um vírus alienígena, que permaneceu adormecido por milhares de anos, apenas o Dr. Alvin Kurtzweil (Martin Landau), que realmente conhece a verdade sobre os fatos, pode ajudá-los.

    Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)
    Seven conta a história em que dois policias, o jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) que passou cinco anos na divisão de homicídios e o maduro, culto e prestes a reformar-se William "Smiley" Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação, que trata de um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

    Independence Day (1996)
    O filme aborda uma maciça invasão alienígena na Terra, em naves destruidoras de vinte quilómetros de diâmetro. As naves iniciam o ataque a 2 de Julho, e na mesma noite, destroem várias metrópoles ao redor do mundo, como Nova Iorque, Washington, DC, Los Angeles, Filadélfia, Nova Deli, Paris, Londres, Sydney, Moscou, Berlim e São Paulo. Em Washington D.C., um disco-voador gigantesco aparece. Primeiramente, os habitantes pensam que eles são do bem, mas descobrem que os ETs, queriam dominar a Terra e a Força Aérea dos Estados Unidos é chamada, mas vários caças são derrubados. O Capitão Steve, consegue capturar um dos ETs e o leva para o Presidente Thomas. O Capitão Steve (Will Smith) Levinson e praticamente todos os envolvidos são enviados até a base militar mais secreta do planeta, a Área 51.
    O Máskara (1994)

    O Máskara é um filme de fantasia e comédia de 1994 baseado em uma série de história em quadrinhos publicadas pela Dark Horse Comics. Este filme foi dirigido por Chuck Russell, e produzido pela Dark Horse Entertainment ea New Line Cinema, e lancado originalmente aos cinemas em 29 de julho de 1994. O filme é estrelado por Jim Carrey como Stanley Ipkiss (também conhecido como The Mask) e Cameron Diaz como Tina Carlyle, em sua estréia como atriz. Carrey foi nomeado para um Globo de Ouro por seu papel. O filme foi indicado para o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, perdendo apenas para Forrest Gump.

    Jumanji (1995)
    Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não terminar.
    O Rei Leão (1994)
    O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timon, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado.
    As Tartarugas Ninjas (1990)
    Depois de ser atacada por trombadinhas, a repórter April O'Neil é salva por tartarugas mutantes, que passaram a se dedicar a combater o crime desde que foram contaminadas por uma substância radioativa nos esgotos de Nova York, tornando-se guerreiros após serem treinados pelo mestre Splinter. Aliadas a Casey Jones, elas combatem a organização Foot, que lança uma onda de crimes na cidade sob o comando do perigoso Demolidor.
    Meu Primeiro Amor (1991)
    Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.
    Jurassic Park (1993)
    Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.
    Esqueceram de mim (1990)
    Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.
    Matrix (1999)
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOoUXthM-gNXqqTjO1kMkkI8ATo1fQrrKgyKj4nF1dOmVw_qz5c2SwsvC8dHNO2KA3reaCPtPy1yRdII-9HJo_onv3T98cJftwATsCNeh2PDk7igtjhZR0SuPjmE2zSCUBeUs_yzfv8MeD/s1600/matrix-4855.jpg
    Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.



    Os batutinhas (1994)

    Os pestinhas arrumam mil e uma confusões depois que, em reunião no Clube dos Homens que Detestam as Mulheres, julgam alfalfa culpado de ter se apaixonado por Darla. As tentativas de interromper o romance são só o início das confusões. Refilmagem da série dos anos 20 e 30.
    Thelma & Louise (1991)
    Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

    O silêncio dos Inocentes (1991)
    Baseado no livro de Thomas Harris, este suspense marcou a década de 90 como um dos mais tensos e violentos produzidos neste perí­odo. A trama sela o destino da jovem agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), ao do psiquiatra manipulador Hannibal Lecter, que deverá auxiliá-la a descobrir o paradeiro de um assassino em série, que seqüestra e esfola as suas ví­timas. Hannibal é um dos melhores papéis de Anthony Hopkins no cinema, premiado com um Oscar, como melhor ator, entre os cinco que o filme recebeu em 1992: melhor roteiro adaptado, atriz (Jodie Foster), melhor filme e diretor (Jonathan Demme).

    Eu Sei O Que Vocês Fizeram No verão Passado (1997)
    Julie James (Hewitt) não é a mesma desde o verão passado, ainda se sente culpada por ter participado na morte do pescador Ben Willis (Watson). Suas notas estão horríveis e seu relacionamento com o namorado de escola, Ray Bronson (Prinze, Jr.), não vai nada bem... Will Benson (Settle), colega de Julie, gostaria de aliviar sua dor mas ela não confia em mais ninguém. Enquanto isso...a melhor amiga de Julie, Karla Wilson (Brandy), ganha uma viagem para as Bahamas com direito a quatro acompanhantes. No momento em que eles chegam à maravilhosa ilha, o pior começa a acontecer. A escapada romântica se transforma numa temporada de assassinatos e morte que leva os quatro adolescentes a lutarem deseperadamente pelas suas vidas.
    Pânico (1996)
    Um novo serial killer está imitando famosos assassinos do cinema e matando jovens como nos filmes, criando trabalho para a polícia local e assustando os estudantes do colégios da cidade. Pânico marcou o renascimento do sub-gênero terror adolescente, abrindo uma nova onda de filmes do estilo.
    Titanic(1997)
    Quando o Titanic afundou, 1.500 pessoas caíram no mar. Seis foram tiradas das águas, incluindo eu - seis entre 1.500. Momentos depois, as setecentas pessoas nos barcos salva-vidas não podiam fazer nada a não ser esperar… esperar para morrer, esperar para viver, esperar por uma absolvição que nunca viria. A jornada de Titanic começa no seu túmulo glacial a quatro mil metros da superfície do oceano. Um ambicioso caçador de tesouros a procura de um diamante de valor inestimável, traz à tona uma história que não foi contada. A tragédia se atenua para descortinar o majestoso palácio que foi o Titanic, onde o destino entrelaça a vida de dois jovens corações. Rose de Witt Bukater (Kate Winslet) é uma jovem de 17 anos, da classe alta americana, desesperada para escapar das rígidas regras de comportamento de sua classe social privilegiada. O encontro fortuito de Rose com um jovem passageiro, de mente aberta da terceira classe, chamado Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), abre seus olhos para o mundo que vibra além de sua gaiola dourada. À medida que sua amizade se transforma numa paixão proibida, Rose e Jack dão início a um integrante mistério que ecoa através dos anos, até o presente. Nada na Terra irá se impor entre eles - nem mesmo uma coisa tão inimaginável como o naufrágio do Titanic.
    O Sexto Sentido (1999)
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgICb5HnH8iV1kTyOzgVo-2ydM_i5ADvbvgSSCH308clwVTlaPcRtczk0IwbpzF5aNevZzWJqwma8LVWsgyqhXl-Ifrr6v4-RlHVZUB5WxaFy_lMN6a6Kpw3ELKlKlp-fE1DvNMcXX9e_4/s1600/sexto-sentido.jpg
    Um psicólogo infantil, Malcolm Crowe, trata de um garoto de nove anos que tem dificuldades de relacionamento no colégio e vive com medo das visões que tem. Por sua vez, busca se recuperar do trauma sofrido um ano antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente, e ainda atirou nele. Aos poucos, ele consegue conquistar a confiança da garoto, que lhe conta que pode ver pessoas mortas.O psicólogo consegue ajudar o menino, e mostra que ele deve enfrentar o medo e conversar com os fantasmas que o amedrontam. Assim, ele percebe que os espríritos precisam de ajuda e não querem machucá-lo. Porém, o psicólogo se vê cada vez mais distante de sua esposa, e que ela estaria tendo um caso com outra pessoa. O menino lhe diz que ele deve conversar com ela quando ela estiver dormindo.

    Clube da Luta (1999)

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwD4-OanAj82NdV5eewMW4laZyBtn6ZRsIsVDQG0ROi1kzi0G7IvIFcE1ACW93WCN2cWmG3J2bE2VTJxslC-zEDKTzVs8gVh7kTl1lgEF8JsXlwpTNQFbeBtHXfmSZVcxQtdvlgQ4CB9YB/s1600/fight-club21.jpg
    Jack (Edward Norton) é um executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira, mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a freqüentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler (Brad Pitt). Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.
    Coração Valente (1995)
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFF5zHhTOWjHGFxiQpTIyDPY2pVaLq1X4cl6B8jNZAur5GCyTtqyYnyGVtbrV2KqbyAnjfQmD0Uaf9FtSJoQ_jfySKCRZX8guubqw9z0sAcxxs05stG9iV_-l-7C0nXggunIk5p5GXmGU9/s1600/coracao_valente03.jpg
    Dirigido e estrelado por Mel Gibson, este épico narra a audaciosa saga sobre a brutal batalha pela independência da Escócia no Século XIII. Quando a esposa de William Walace (Mel Gibson) é brutalizada e assassinada pelas tropas inglesas, sua busca por vingança rapidamente transforma-se em uma apaixonada luta pela liberdade de seu paí­s. As lendas que contam a bravura de Walace inspiram os cidadãos comuns a pegarem em armas contra os ingleses e transformam sua cruzada em uma guerra de grandes proporções. Coração Valente é um épico histórico carregado de emoções como paixão, traição e coragem, uma verdadeira conquista na história do cinema.
    O Resgate do Soldado Ryan (1998)

    http://cinetoscopio.com/wp-content/uploads/2011/04/saving-private-ryan1.jpg

    O Capitão John Miller (Tom Hanks), após desembarcar napraia de Omaha, na costa Francesa, em 6 de Junho de1944 (o Dia D), onde perde a maioria dos seus homens,recebe a missão de resgatar com vida o soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Porém, John não sabe se Ryan está vivo ou morto ou se foi capturadopelo inimigo, mas sai à procura do soldado levandoconsigo sete homens, entre eles o médico Wade (Ribisi)e um intérprete de francês e alemão, o Cabo Upham(Davies).

    O Show de Truman (1998)
    http://decifrar.files.wordpress.com/2011/07/o-show-de-truman1.jpg

    Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidadecompletamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.
    A Espera de um Milagre (1999)

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQdRIYkUS-fitx0YovNpJEQGBbn_4tvqSUbqutxvSpeOR-rO13FHH8bGj0cXsoP3fTVfETqmsF2M94IzScv9xhi8WeE0Q52RfR5lhyphenhyphenIwkrU_4DSFFqOjAREq_l99v2sGV1MOmd33D_iHI/s1600/david_morser_em_a_espera_de_um_milagre.jpg
    Milagres acontecem em lugares inesperados, mesmo no bloco de celas para o corredor da morte na Penitenciária Cold Mountain. Lá, John Coffey, um gentil e gigante prisioneiro com poderes sobrenaturais, traz um senso de espírito e humanidade aos seus guardas e colegas de cela. Tom Hanks lidera um elenco estrelar(incluindo Michael Clarke Duncan, como Coffey) nesta emocionante e tocante história de guardas e prisioneiros; maridos e esposas; um inesquesível camundongo chamado Mr.Jingles; e um produtor a altura desde elenco. Esse produtor e diretor é Frank Darabont, que retorna após seu debute em 1994 dirigindo Um Sonho de Liberdade, para adaptar outro conto de Stephen King num poderoso e admirável entreterimento, indicado para 4 Oscar, incluindo Melhor Filme.
    Pulp Fiction (1994)

    http://3.bp.blogspot.com/_5yoH7bxgL0w/TNAioAYIHOI/AAAAAAAAMlY/0QBl1swmz-k/s1600/PulpFiction.jpg


    Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. Palma de Ouro em Cannes.



    Sim eu esqueci dois filmes importantes, Forrest Gump e Central do Brasil

    39 comentários:

    Anônimo disse...

    Clube da luta é muito foda

    AlbertoYT disse...

    só nao vi "Thelma & Louise" e o "Pulp Fiction"...

    Anônimo disse...

    Pulp Fiction foi um dos melhores ate hj.

    filme revolucionario.

    Conseguiu unir histórias de personagens distintos com muita sabedoria e emoção.

    Filmasso!

    ic2pb disse...

    Boa lista. Mas acho que o título poderia ser os mais marcantes ou mais importantes filmes.

    Anônimo disse...

    porra! lista fudida, um assunto foda de agradar a todos, eu mesmo acrecentaria apenas um filme nessa lista ai.

    Anônimo disse...

    1990 não é dos anos 90

    anos 90 é de 1991 até 2000

    Anônimo disse...

    Muito boa a lista parabéns!

    Anônimo disse...

    pena q soh tem filme de hollywood aki nessa lista...
    lembrando q o mundo n gira em torno dos EUA
    existem varios outros filmes europeus argentinos e brasileiros q poderiam estar nessa lista.
    e outro tambwem de hollywood q eh "a outra historia americana(amirican history x)".mas esses filmes
    sao muito bons boa lista.

    Montanha disse...

    1990 não é dos anos 90

    anos 90 é de 1991 até 2000

    Shoray huahsuahuhasuahsuhausaushuahuhasuhushauhsuahsuahsuahuhaushaushuahsuahsuahsuhasuahushaushuhaush

    Anônimo disse...

    OS BONS COMPANHEIROS

    falo mesmo disse...

    Montanha,

    foi pentelho, mas é verdade... 1990 nao é anos 90... so apartir de 91...

    João Freire disse...

    Falta o grande clássico e o melhor filme de todos os tempos: Forrest Gump (1994)!

    Rhay Phillip disse...

    Fight club é muito bom ^^

    Anônimo disse...

    Q pilha de coco essa lista... Arquivo X, Panico, Tartaruga Ninja... WTF?? Soh faltou Um morto muito louco e 3 ninjas contra atacam pra ser um lixo total

    Anônimo disse...

    Que lista péssima!! Tem uns filmes aí que são horriveis e os verdadeiros bons filmes da década faltaram.

    Anônimo disse...

    Anos 90 vai de 1990 ate 1999, década de 90 significa de 1991 ate 2000, cada cmentário que olha...Q burros, dá zero para eles...

    Anônimo disse...

    faltou forrest gump

    Anônimo disse...

    Em Clube da Luta, nunca se fala o nome do Narrador (Edward Norton), logo não sei de onde tiraram "Jack".

    Anônimo disse...

    1990 não faz parte dos ANOS 90??? HAHAHAHAH ótima essa

    Anônimo disse...

    Ñ sei se estou enganada, pois já faz tempo q assisti,mas no Clube da luta se ñ me engano o narrador se auto denomina Jack por ser um nome comum nos EUA.

    Anônimo disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    Anônimo disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    Anônimo disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    Anônimo disse...

    Faltou Forrest Gump... na minha opnião..

    Kheslu disse...

    faltou o considerado o melhor da década: o exterminador do futuro 2

    Tais Martins disse...

    Não gostei!!!
    Só salva titanic e eu sei o q vcs fizeram no verão passado.

    Anônimo disse...

    Trainspotting 96

    Anônimo disse...

    1990 não é dos anos 90

    anos 90 é de 1991 até 2000.


    Teu cú não é teu. é dos outros...

    Anônimo disse...

    BAH O RESGATE DO SOLDADO RYAN E UM FILME E TANTO


    LINEAGE 2
    WWW.L2ALONE.COM.BR

    Anônimo disse...

    A OUTRA FACE !!! com o Jhon Travolta e o Nicolas Cage " eu sou Castor Troy!!!!!!!! Pêssego,posso comer um pêssego por horas!!!! Aleluia, Aleluia ahaaaaaaaaa!!!! quem se lembra!

    Anônimo disse...

    CLIQUE AQUI PARA VER
    filmes pa todos melhores monetos naum muito boa postagens

    Anônimo disse...

    Tem bons e ruins nessa lista, não são os melhores.

    Anônimo disse...

    Queria saber o nome do filme que o cara acorda todo dia no mesmo horário e tem que salvar uma garota que vai ser morta por acidente. Eu até lembro que tem um dia que ele acorda e fala "Hoje eu salvo ela!". Todos os dias se repetem até que ele consiga salvá-la... Alguém me ajuda! :n

    Anônimo disse...

    Efeito Borboleta!!!

    Victor Laurant (Tirano) disse...

    Quem foi o estupido que botou foto do Jurassic Park 3, sendo que se referia ao 1º Jurassic Park?

    Anônimo disse...

    nossa eu adoro filmes antigos titatic e um deles amooooooo

    Anônimo disse...

    dá os creditos que é bom...

    Anônimo disse...

    dá os creditos que é bom...


    http://classicosanos90.blogspot.com/2009/12/os-melhores-filmes-dos-anos-90.html

    10 de dezembro de 2009!

    isadora disse...

    :a

    Postar um comentário

    :a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p