Curta Nossa Página do Facebook!


  • 5

    Coisas da Internet de Antigamente

    Sr. Trollface 16 agosto 2011 ,

    1. Computador era coisa de rico:

    É, isso daí tem que ficar bem claro: Antigamente você tinha que ter bala na agulha pra ter um computador. Tanto pra bancar o aparelho em si, quanto a internet. É por esse motivo que lan houses e centros comunitários com sistemas Linux eram tão comuns. Era foda, sempre um se gabava da sua incrível Geforce 128bits, de seu HD 80 Gigas e de que sua máquina rodava Postal 2 e neguinho chorava porque tinha um positivo do Show do Milhão. Se você tinha um PC, filas de amigos cercavam sua casa como se alguma imagem de Virgem Maria tivesse surgido.

    2. Borboleta do MSN:

    O ícone do MSN era uma borboleta colorida, que ficava junto de dois carinhas (ou pinos de boliche, como quiser chamar) girando e batendo asa loucamente. Até que um dia ela… desapareceu. Assim como o nome MSN. No entanto, todos ainda falam MSN e não “Windows Messenger”. Imagina só? “Dá aí o endereço do seu Windows Messenger”, nem dá, né?

    3. ICQ:

    É, agora você tem Skype, Chat do Facebook, GTalk e uma infinidade de programas de mensagens instantâneas, mas lá pro inicio do milênio (olha que poder na frase!) era escasso e MSN era coisa de fresco! Pra quê usar a borboleta se você pode usar a florzinha?… De qualquer forma, por muito tempo, o ICQ lutou firme até a chegada do MSN 7.0 que fez o mundo dele cair. Bem, você ainda pode encontrar algumas almas penadas por lá. Ou não.
     

    4. Bate Papo Uol:

    Antes daquilo virar um antro de monstros fazendo putaria virtual ou batendo uma na webcam, você podia realmente conhecer gente com gostos em comum. Aquilo lá, atualmente, parece um castelo abandonado com fantasmas arrastando correntes, mas há muito tempo atrás as salas bombavam. Rolava a galera buscando o amor de suas vidas, aqueles que diziam que o Game Cube ia superar o Playstation 2 e a galerinha do RPG Online. Ótimas memórias naquelas salas! Inclusive, até hoje tenho amigos que fiz por lá. Me lembro de quando eu não tinha internet e ia pro curso de informática só pra acessar esses chats. Voltava para casa me achando o Don Juan. Sintam vergonha de mim! Foi nesse tempo que conheci o Raphael “Kenshin” Davis, e somos amigos até hoje. Incrível, huh?

    5. Baixar coisas no Kazaa:

    Quem hoje em dia usa esses programas? Limeware, Shareaza, Kazaa… Todos eles sucumbiram frente aos Megauploads e 4Shareds da vida. Muita gente usava o Kazaa numa internet discada merreca, puxando a trilha sonora do GTA Vice City ou alguma música dos anos 80. Era coisa de 1 hora para baixar uma mera mp3 que, às vezes para imensa infelicidade do coitado, vinha com defeito, como terminar no meio da música. Agora, pauleira mesmo era botar um clipe pra baixar e no fim você descobrir que pegou um pornô com animais. Choros. Enfim, que era gratificante no fim gravar um CD de áudio com 14 músicas e colocar no seu discman imenso, era. (Enquanto escrevia esse item, ouvia um CD gravado naquele tempo. Nostalgia a mil!)

    6. Winks de MSN:

    Claro, enquanto você baixava no Kazaa o clipe do Black Eyed Peas – Shut Up, ia conversar com aquela gatinha de olhos vermelhos (no tempo Photoshop não era comum, então as fotos geralmente eram naquela qualidade HD, sabe). Quando você percebia o mole que ela te deu, o que o garotão fazia? Mandava o Wink “Carta de Amor” e fechava com um “Beijo” (sim, aquela boca vermelha que parece magia do Anti-Cristo). Bem, ela não respondia e você, todo maneirão, enviava aquela porra de mão azul mal colorida pra caralho para bater na tela dela. Aí ela te respondia com um diabo de porco dançante. É, filhão, ela cagou pra você.

    7. Um emoticon para cada letra do alfabeto:

    Uma das coisas que fez do MSN tão popular, foram essas bodegas de gifs animados. Agora você vê muitos emoticons de memes ou caras de pessoas, mas naquele tempo, isso era muito avant-garde. A onda era caçar em sites por aí a fora o emoticon ideal e mais glitteroso para sua letra, alem das risadas e dos bonecos web2000 dançantes. Aí já viu, né? Com aquela carroça de internet, esse carnaval de letras levava um ano para abrir e ler se tornava a tarefa mais difícil do mundo. Pelo menos dava para travar o computador dos outros com aquela saraivada de imagens! Volta e meia, não apareciam alguns e aí você tinha que se esforçar para entender o que “T d b m ? “ significava.

    8. Sites em Front Page:

    Não, essa loucura de gifs não ficava só no MSN. Muito antes dele se popularizar, você via aquelas infelicidades de sites cheios de figuras escrotaças no fundo. Para afundar mais na lama, nego metia um “olá” em todas as línguas. Beleza, como se nego lá da Eslovênia fosse visitar a porra do teu “website”! E aquelas músicas .mids irritantes? Sites de mistério usavam a música tema do Arquivo X, tocando insistentemente e sem parar, colocando em risco seu emprego, seus tímpanos e sua sanidade. De quebra ainda rolavam os tais Guestbooks! Socorro!! Mas… tenho que admitir: Eu adorava na época e gosto até hoje. Certo, as .mids eu odeio. Até hoje. (Na foto, site do Shurato)

    9. Internet Discada:

    Eu usei essa internet por muito tempo. Para você ter idéia, no segundo semestre de 2005 quando a Globo começou a passar Lost, eu ainda a usava. E ia dormir tarde, madrugava, porque depois de meia noite era baratinha. Acordava cedo e acabado no dia seguinte, mas e daí? Naveguei! Sábado 14 horas? Ah mermão, que praia o quê, vou conectar aqui! Domingo? Que se foda o trabalho de literatura, vou me conectar nesta merda, baixar música e contar pra geral que zerei GTA 3 sem salvar.
    Eu tinha todos os discadores – eu os colecionava. Meu preferido era o Click21, mas tinha também o iBest, Terra e Ig. Sim, tinha o Cd-Rom deles também. Essa internet fez muito camelô rico – Sempre alguém dava uma paradinha para comprar um jogo, afinal apenas a minoria tinha acesso à banda larga. O que naquele tempo 56 kbps era sinal de luxo, hoje em dia é capaz de nem existir mais.

    10. Memes não existiam:

    Sem as tirinhas e os memes, não havia esses diversos sites de humor que conhecemos hoje em dia. Imagine um mundo sem trollface, fuck this shit e FUUU? É, Naquele tempo, a nossa home page favorita para humor (amo esse termo, home page. Tão arcaico!) era o Charges.com.br. Quem é aí que não burlou a aula de informática só para ver um “Tooobby, entrevistã” com Silvio Santos?

    11. Youtube não existia:

    Um mundo sem Youtube… isso é difícil de imaginar! Mas houve o tempo! Por isso geral queimava células cerebrais para encontrar clipes por aí e se estressava para baixá-lo no eMule. Foi nesse tempo que eu aprendi a converter e editar vídeos, na necessidade de diminuir seu tamanho e mandar para todos. Bons tempos dos – hoje em dia muito merda –formato .rm, huh?

    12. Ter Orkut era ser refinado:

    Orkut hoje em dia é démodé. Lar de spam, recados ridículos cheios de glitter, suposto lar da pedofilia e mais outras caretices.

    Nem parece o que foi há 7 anos atrás, quando surgiu essa rede social simples para reformular todo o conceito de relações via internet no Brasil.
    Matérias em jornais de domingo mostravam o poder da Google, que vinha surgindo com força naquele tempo. Todos queriam um Orkut, mas só podiam fazer parte daquele clube de luxo se recebesse um convite. Negar um convite a um amigo era buscar
    inimizade. Pode-se dizer que o Orkut, em seu inicio, incentivou a prostituição, já que neguin tentava de tudo para ganhar um!
    (Exagero é pouco).

    13. O Orkut antigo pervertido:

    Tu se lembras? Cor roxa, rosa e azulão fosco. Todos queriam ter mais fãs e mais “coraçõezinhos”, chegando até mesmo a pedir aos outros para darem apenas uma “clicadinha”. Depoimentos elevavam a amizade a outro patamar e eram também a maneira mais rápida de pegar aquela gostosa meio burra. Sorte de hoje era igual horóscopo “Palavras categóricas e ásperas são sinal de uma causa infundada”.
    Zoar o Orkut do criador do site Orkut Büyükkokten? ESSENCIAL! E a discussão sobre ele ser homossexual ou não sempre rolava nos barzinhos. Alias o que você acha que ele é? Sou curioso e até hoje não tive resposta disso…

    Todos liam as mensagens. Os ícones eram pequenininhos nos cantos. Você só podia ter 12 fotos (e olha que 12 era demais para nós). Comunidades repletas de pessoas participando ativamente. Ah, e claro, como se esquecer das letras? O N eram dois caras, com um tocando no pinto do outro. Que diabos eles estavam pensando quando bolaram aquilo?! Pessoas estão esquecendo o Orkut, mas ele ainda é genial com suas comunidades. Ele contribuiu muito e fez muita gente famosa. Não vamos nos esquecer dele!

    14. DVDs eram o olho da cara:

    Atualmente, com 1 real você compra um disco virgem. Agora, volte alguns anos e vai ver essa mídia custando, por baixo, uns 4 reais a unidade. E o gravador? 500 reais! Dá pra acreditar?! Ter um “combo” então fazia você ser reverenciado na rua como se fosse o Deus da tecnologia.

    15. Fotolog:

    Aposto que você, mulher de 20 anos pra cima, teve esta merda! Hoje em dia você pode mostrar suas curvas (mesmo que editadas no Photoshop) no facebook, e até mesmo Orkut, agora… Quando Facebook era futuro distante e Orkut só permitia 12 fotos, os Fotologs tornavam-se quase que um portfólio seu. Seja de um pseudo-fotografos profissionais ou alguma mocinha de 14 com espinhas, lá estavam eles, tirando mil fotos com sua Tekpix (naquele tempo, câmeras digitais começaram a ficar populares). As pessoas quase te obrigavam a entrar nessa tristeza e por vezes você via em comentários de paisagens a seguinte mensagem: “Tá linda! Adorei a foto! Bjs” EXCELENTE, nego nem olhava a foto e escrevia lá – claro, quem quer continuar sendo extorquido?

    16. Cadê:

    Google e Yahoo (que no futuro absorveu esse site) que nada! Alem de nego não saber escrever Google (Gugle, Googlee, Goglee e por aí vai), ele era obscuro demais! Yahoo? Uma sopa de letrinhas em inglês. No máximo aqueles usuários de Netscape é que se metiam nisso, porque a galera do Internet Explorer ficava mesmo é no Cadê! Vários trabalhos escolares salvos, eim?

    17. Baixar e salvar em disquetes:

    Como eu odiava essas porcarias de plástico! Não tinham espaço para nada e andar com uns 10 disquetes ainda era pouco. Precisava ser formatado toda vida e ainda te deixavam na mão! Como ainda imposto de renda é feito nisso? Espera… Como alguém ainda tem entrada para disquete em seus computadores!? Meu amor por essa tecnologia, no fundo, é bandido: Por motivo de utilidade, eu odeio. Por lembrança, eu amo. Sou um vadio. Pen drive pra quê?

    18. Apostilas com CD-Roms e “Incriveis jogos gratuitos!”:

    Tudo mentira. O jogo era uma merda, o CD-Rom vinha cheio de tranqueira – Só prestava a revista. Naquele tempo havia muitas delas, não era só Digerati. Existia revista de hardware super especializada, as de tutoriais boçais, dicas para você ser um hacker bem sucedido (aham, valeu) e até sobre os melhores sites da web. Olha, posso dizer que muita gente aprendeu nelas… E aposto que muitas dessas pessoas ainda possuem os CD-Roms, mesmo sendo uma merda, mas eram bonitos demais para serem ignorados. Essas magazines, ainda, reforçavam muitas lendas em jogos na época (como a de alienígenas no The Sims 1, que depois acabou virando verdade no 2). Hoje em dia a maioria dessas lendas já foram desbaratadas, o que é uma pena, mas…

    19. Warcraft 3, Mu, Counter Strike, Ragnarok e GTA Vice City:

    Muitos, mas MUITOS donos de lan house ficaram ricos com isso. Neguinho virava noite jogando. Foi o vicio de muita gente. Exercito de Zumbis no Warcraft, PKs no Mu, HS no CS, Kina no Ragnarok… É, as pessoas criavam um milhão de siglas para os jogos. Pessoalmente, minhas melhores lembranças são com GTA Vice City. Como esquecer da Emotion 98.3 e de caçar na internet as diversas histórias sobre o passado de Tommy Vercetti?

    20. Hackear pelo IP e NetBus:

    Neguinho usava internet por uma semana e pronto: Se sentia Neo de Matrix. Aí sai da frente que o lammer vem aí! Geralmente esses coitados nem sequer sabiam o que DOS significava, mas lá estavam eles ameaçando a todos. Curso de informática então, um fazia o drive de CD abrir e já era temido por toda a cidade. Em tempos de ignorância virtual, muitos se assustaram, muitas lendas surgiram… Mas hackers mesmo, pouquíssimos se tornaram. Quem aí nunca ouviu uma história de vírus animado? É, tipo daqueles que nego fala que surgiu um tubarão na tela e abriu um furo na placa-mãe. Beleza

    Via

    5 comentários:

    juliano disse...

    muito 10 o texto, sentimento de nostalgia agora.

    Anônimo disse...

    eu usei o icq !!

    Anônimo disse...

    BEM BACANA O POST
    PARABENS

    Pedro Casanova disse...

    Obrigado, galera!
    Continuem seguindo o www.cogumelando.com.br para acompanhar mais posts nossos!

    mundodrogado.com.br, obrigado pela homenagem compartilhando aqui também o link, mas é contra nossa politica você copiar o arquivo inteiramente.

    Está presente no FAQ do Cogumelando http://www.cogumelando.com.br/faq essa informação. Sugiro que você deixe o post pela metade aqui, e redirecione o restante para meu blog. (Em um link maior)

    É apenas um pedido, e por ética entre blogueiros, espero que você tome a atitude mais sadia. Mesmo assim, obrigado por ter compartilhado e gostado, estarei esperando.

    Abraços.

    Anônimo disse...

    Esqueceu de falar do MIRC, mais foi muito bom!!!

    Postar um comentário

    :a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p